23 de setembro de 2012

Irmãs Fontana


  Micol, Zoe & Giovanna Fontana, As três irmãs que marcaram o mundo da moda Itáliana, Juntas Criaram o vestido usado por Anita Ekberg no filme La Dolce Vita,  E o de Audrey Hepburn no longa A Princesa e o plebeu.
 



O Made in Italy

Naquele período, Itália estava tendo de competir com verdadeiros gigantes da industria têxtil fora de suas fronteiras, em seguida, começou a importar conhecimento e equipamentos, e na esteira do renascimento econômico dá origem a grandes empresas. De acordo com o designer Micol Fontana foi, de fato, as mulheres a dar um forte impulso para o renascimento após a guerra, porque elas foram fortemente determinado a revitalizar o setor têxtil, que naqueles anos foi constituída a partir do mundo da moda.

Aqueles foram os anos quando os americanos tomaram posse de Cinecittà. Para realizar os vestidos dos  filmes foram criado centenaia posto de trabalho para as costureiras, especialmente as irmãs Fontana que trabalhavam principalmente para a aristocracia romana, mas também para novos designers emergentes, como Emilio Frederico Schubert, Valentino, Roberto Capucci, venezianos Iole, Biki, Germana Marucelli . Alfaiates Muitos também vinham do interior ou de outras cidades para Roma e Milão, onde se deu origem a  Fonticoli costureiras, Fonda, Brioni, Litrico, Tritapepe, Knight.

Os ateliers muitas vezes eram confundidos como a casa. Fontana foi o primeiro Atelier na Via Emilia, uma rua fora da Via Veneto, foi ali que inúmeros diretores e  atores famosos realizaram os seus vestidos. Apesar dos avanços da indústria têxtil moderna, a maioria dos italianos, no entanto, continuou  fazer suas roupas da um alfaiate. Os novos ricos vestiam-se com roupas feitas em casa: em quase todas as casas, de fato, havia uma máquina de costura e alguém que sabia como usar. O vestidos usados mais em boa condição passavam-se de mão em mão: adaptado e reformado para ser usado novamente. Não se pode falar de industrialização ainda tão grande. Mas a Itália descobriu o fascínio da moda e do boom dos anos 50 e pode competir com outros países como a França, que naquele período era  a líder da indústria têxtil.

O primeiro desfile coletivo em que traça o nascimento da moda italiana foi realizado em Florença: o marquês Giovanni Battista Giorgini, 12 de Fevereiro de 1951,  organizou em sua casa florentina na via dei Serragli, o "primeiro desfile de moda italiana de alta costura." A base deste evento houve uma grande ideia,  ele conseguiu convencer os presidentes das lojas americanas a participarem do evento. Ele reuniu dez designers com dezoito modelos de cabeça, entre os participantes, estava as irmãs Fontana, Emilio Schubert, a casa de moda Fabiani, Noverasco, venezianos, e Germana Marucelli também o precursor do New Look de Christian Dior.  O desfile foi um tremendo sucesso!!!




Na minha opinião as irmãs Fontana foram mulheres de muita força e muita garra que nunca desistiram dos sonhos e mais ainda nunca desistiram da vida mesmo com tanto problema que naquela época elas tiveram que enfrentar, Mesmo com todas as dificuldades conseguiam trazer beleza e elegância para uma época tão difícil. Minha admiração eterna a essas três guerreiras (In Memorian) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário